quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Tristeza grande...

Ai que isto para escrever anda muito mal...

Já tinha deixado nas entrelinhas que as coisas por aqui não andam bem.

Tenho a minha mãe em fase paliativa... Um cancro apoderou-se dela, de todas as suas forças e está a deixá-la entregue a uma cama. Sem esperança, tolhida pelas dores que se tentam controlar com morfina.

É estranho, todos os dias sinto que estou a fazer o meu luto... uma agonia longa. Não tem sido nada fácil. Nunca ninguém está preparado para uma situação destas. Esteve 10 dias internada devido ao grau de desidratação que tinha. Cuidados paliativos em casa é o que está a ser feito. Neste país é tudo tão complicado.
A fila de espera para uma unidade de cuidados paliativos é longa. Não queremos a minha mãe longe de nós, de forma alguma, mas tem sido muito penoso tratar dela e todos precisamos de trabalhar. O cansaço apodera-se dela e de nós também. Sem resposta adequadas a nível social aqui andamos a fazer o possível para que nada lhe falte. Saúde é a única coisa que infelizmente não lhe conseguimos dar.

Tenho saudades dela, das nossas conversas, agora tudo se reduz a tentativas de conversa que na maioria das vezes são em vão.

Ninguém merece um sofrimento destes... ninguém, muito menos a nossa mãe...

3 comentários:

  1. Ó minha q'rida apesar de não saber bem o que te dizer, deixo-te aqui o meu carinho e a certeza da nossa amizade (podemos estar ausentes fisicamente mas lembramo-nos de vós mtas vezes). Sei que deves ter mtas e bonitas recordações da tua mãe mas a que eu testemunhei e que foi tão bonita foi a oração que ela te dedicou no teu casamento. Que essas lembranças te dêem forças. Bjnhs

    ResponderEliminar
  2. Beijinho Sónia. Eu também me lembro muito de vós, mas esta vida não é fácil...
    Obrigada pelas tuas palavras.
    A revolta está a passar e estou na fase da resignação mas é de facto muito complicado...
    Tu que és uma mulher de fé só te peço para rezares por ela

    Beijinho grande

    ResponderEliminar